Arrendamento Imobiliário

2 Min de Leitura

05 Jan 2024 por Netimóveis

mercado

Se você está aqui, é bem provável que você queira saber o que é um arrendamento imobiliário.  

Basicamente, arrendamento imobiliário é um contrato em que o locatário utiliza o imóvel mediante o pagamento de um aluguel.

A grande diferença de um contrato de arrendamento é que uma porção desses pagamentos de aluguel pode ser creditada ou descontada caso o arrendatário decida adquirir o imóvel no futuro, servindo como um investimento progressivo em direção à compra da propriedade.

Quem é Quem Nessa História:

Primeiramente, temos o arrendador, que é o dono do imóvel. Do outro lado, o arrendatário, que é o inquilino, mas com um "toque de exclusividade".

O Que Muda na Receita:

No arrendamento imobiliário, diferentemente do aluguel tradicional, os contratos são específicos e possibilitam que, ao final do período estipulado, a propriedade seja transferida ao arrendatário.

Ou seja, essa característica contratual oferece ao arrendatário a oportunidade de se tornar o proprietário do imóvel, utilizando parte dos valores pagos durante o arrendamento para abater do valor total do imóvel.

Em outras palavras, o arrendamento não se resume apenas ao pagamento de aluguel; ele cria uma oportunidade real de compra do imóvel.

Funcionamento na Prática:

Essa modalidade é frequentemente utilizada em ambientes comerciais, onde empresas buscam uma alternativa para garantir a aquisição de um imóvel no futuro, mesmo que inicialmente não disponham dos recursos financeiros necessários.

Vamos supor que você seja dono de uma loja de imóveis e precise de um local para vender, certo? Optando pelo arrendamento, você pode garantir um espaço adequado, efetuando o pagamento do aluguel. E conforme o seu negócio cresce, a opção de compra entra em cena, transformando os aluguéis passados ou parte desses aluguéis pagos, em créditos para que você se torne o dono do próprio espaço.

Dicas da Netimóveis:

No entanto, é importante ressaltar que não é tão simples assim. Ter um advogado para orientar nos contratos é sempre recomendável.

Conclusão:

O arrendamento imobiliário é para quem deseja alugar, mas com um toque de "vai que eu gosto e compro".

Se você tiver interesse em buscar casas disponíveis para arrendamento, acesse o site da Netimóveis!

Tags

oportunidadecompraaluguelimóveisarrendamento imobiliárionetimóveis

Autor

Netimóveis

Netimóveis, liderando a inovação imobiliária no Brasil com tecnologia e experiência para transformar sonhos em lares.

Fique por dentro do Mercado Imobiliário com nosso boletim informativo.

Anuncie seu Imóvel

Venda ou Alugue na Netimóveis

Quero Anunciar